O Brasil possui cerca de 8,5 mil quilômetros navegáveis, que movimenta anualmente 700 milhões de toneladas das mais diversas mercadorias e responde, sozinho, por mais de 90% das exportações. O modal aquaviário possui um dos menores custos para o transporte de cargas no Brasil, perdendo apenas para o transporte dutoviário e aéreo, segundo estudos desenvolvidos pela Coppead (Instituto de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ).
Fonte: Ministério dos Transportes
Os portos fluviais e lacustres são de competência do Ministério dos Transportes.
Portos Marítimos - Navegação de longo curso e cabotagem
O mapa abaixo ilustra os portos marítimos, por estado, utilizados para navegação de longo curso ou cabotagem, ambos realizados via oceano.
Relação de Portos Marítimos brasileiros Fonte: Secretaria de Portos |
Terminais hidroviários - Navegação interior hidroviária ou lacustre
Já esta lista relaciona, por estado, todos os terminais hidroviários do país, utilizados para navegação interior ou lacustre:
Terminal | UF |
AC | |
AC | |
AM | |
AM | |
AM | |
AM | |
AM | |
BA | |
BA | |
BA | |
BA | |
BH | |
GO | |
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MS | |
MS | |
MS | |
MS | |
MT | |
PA | |
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PA | |
PA | |
PA | |
PA | |
PA | |
PA | |
PA | |
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PE | |
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RO | |
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Mapa dos terminais hidroviários. Fonte: Ministério dos Transportes |
O sistema portuário brasileiro é composto por 37 portos públicos, entre marítimos e fluviais. Desse total, 18 são delegados, concedidos ou tem sua operação autorizada à administração por parte dos governos estaduais e municipais. Existem ainda 42 terminais de uso privativo e três complexos portuários que operam sob concessão à iniciativa privada.
Portanto, pode-se concluir que o Brasil possui uma grande malha hidroviária e grande potencial de exploração da costa marítima. O que carece é investimento e estímulo do uso deste modal.
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