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sexta-feira, 6 de maio de 2011

Estrutura Portuária do Brasil

O Brasil possui cerca de 8,5 mil quilômetros navegáveis, que movimenta anualmente 700 milhões de toneladas das mais diversas mercadorias e responde, sozinho, por mais de 90% das exportações. O modal aquaviário possui um dos menores custos para o transporte de cargas no Brasil, perdendo apenas para o transporte dutoviário e aéreo, segundo estudos desenvolvidos pela Coppead (Instituto de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ).
Os portos fluviais e lacustres são de competência do Ministério dos Transportes.

Portos Marítimos - Navegação de longo curso e cabotagem
O mapa abaixo ilustra os portos marítimos, por estado, utilizados para navegação de longo curso ou cabotagem, ambos realizados via oceano.
Relação de Portos Marítimos brasileiros
Fonte: Secretaria de Portos

Terminais hidroviários - Navegação interior hidroviária ou lacustre
Já esta lista relaciona, por estado, todos os terminais hidroviários do país, utilizados para navegação interior ou lacustre:
Terminal
UF
AC
AC
AM
AM
AM
AM
AM
BA
BA
BA
BA
BH
GO
GO
MS
MS
MS
MS
MT
PA
PA
PA
PA
PA
PA
PA
PA
PA
PA
PE
PR
PR
PR
RO
RR
RS
RS
RS
RS
RS
RS
RS
SP
SP
SP
SP
SP
SP
SP
SP
SP
SP
TO
TO
TO
Fonte: Ministério dos Transportes

Mapa dos terminais hidroviários.
Fonte: Ministério dos Transportes

O sistema portuário brasileiro é composto por 37 portos públicos, entre marítimos e fluviais. Desse total, 18 são delegados, concedidos ou tem sua operação autorizada à administração por parte dos governos estaduais e municipais. Existem ainda 42 terminais de uso privativo e três complexos portuários que operam sob concessão à iniciativa privada.
Portanto, pode-se concluir que o Brasil possui uma grande malha hidroviária e grande potencial de exploração da costa marítima. O que carece é investimento e estímulo do uso deste modal.

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