Em seu relatório anual de desempenho de operações marítimas, a ANTAQ – Agência Nacional de Transportes Aquaviários divulga dados referentes à movimentação de contêineres, através do Sistema de Desempenho Portuário.
Movimentação de contêiner em porto. Fonte: SDP/ANTAQ |
O último relatório técnico divulgado foi elaborado em 2010, porém se refere ao ano de 2009. Pesquisas de campo e entrevistas foi o método de obtenção dos dados. Abrange os principais terminais de uso privativo e estações de transbordo de carga, que são:
· Porto de Belém – Cais Público
· Porto de Fortaleza – Cais Público
· Porto de Imbituba – Cais Público
· Porto de Itajaí – Teconvi
· Porto de Itaqui - Cais Público
· Porto de Macapá - Cais Público e Rabelo
· Porto de Maceió - Cais Público e EMPAT
· Porto de Natal - Cais Público
· Porto de Paranaguá - Corex, Múltiplo Uso e TCP
· Porto de Rio Grande - Cais Público e Tecon
· Porto de Salvador - Cais Público e Tecon
· Porto de Santarém - Cais Público
· Porto de Santos - Cais Público, Rodrimar, Tecon, T-35, T-37, Tecon e Tecondi
· Porto de São Francisco do Sul - Cais Público e TESC
· Porto de Suape: Cais Público e Tecon
· Porto de Vila do Conde: Cais Público
· Porto de Vitória: Cais Capuaba, Cais Comercial, CPVV, Peiú e TVV
· Terminal de Uso Privativo: Chibatão
Os indicadores utilizados para obtenção do relatório foram: consignação média, atendimento ao tráfego, tempo médio de espera, imbalance/desembalance, prancha média (produtividade), freqüência de navios, quantidades movimentadas e relação de contêineres cheios/vazios.
Dados quantitativos
A tabela abaixo, dividida em duas partes, apresenta o comparativo dos indicadores operacionais de contêineres por porto/terminal no período de 2008 a 2009.
Fonte: SDP/ANTAQ |
Fonte: SDP/ANTAQ |
Análise dos dados
Pode-se observar uma expressiva queda na movimentação de containeres no ano de 2009 em relação a 2008, seguida do aumento da frequência dos navios. Isso significa que houve menor aproveitamento das viagens dos navios, uma vez que um número menor de cargas passou a ser movimentado, apesar de haver mais viagens.
Sendo esses indicadores ferramentas de gestão, há a necessidade de uma outra análise, mais profunda, para averiguar a causa dessa queda da movimentação de contêineres. Os serviços portuários são de grande importância para o comércio internacional e as operações portuárias precisam atender com qualidade a demanda requerida pelos usuários, para que o fluxo de carga seja eficiente e sua missão logística seja cumprida, atendendo aos prazos estimados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário