Segue abaixo alguns produtos químicos e seus cuidados específicos em caso de emergência.
IMPORTANTE: As recomendações que constam abaixo são de caráter técnico. Para maiores informações de primeiros socorros, favor consultar a FISPQ do respectivo produto.
Hiróxido de sódio
Sinônimo: Soda cáustica, Soda Líquida, Soda Cáustica Solução 50%, Soda Cáustica Líquida Comercial
Perigos mais importantes: Possui ação corrosiva sobre os tecidos da pele, olhos e mucosas, não é inflamável, forma gases quando entra em contato com alguns metais
Efeitos do produto: Se em contato direto com os olhos, queimaduras sérias até a perda da visão. Se ingerido pode corroer os tecidos da pele. Se inalado, pode causar queimadura nas vias respiratórias, prolongadamente causa pneumonia química.
Medidas de primeiros-socorros: Remover a pessoa da área contaminada, não dar nada para beber, retirar as roupas e calçados contaminados, lavar a área contaminada com água corrente. Encaminhar a pessoa para atendimento médico.
Perigos específicos: Em caso de incêndio em local próximo onde está armazenado o produto, fazer uso de água a forma de neblina, CO2 ou pó químico seco.
Proteção dos bombeiros: Utilizar equipamento de proteção respiratória e roupas de combate. Deve-se evitar o contato com o produto durante o combate ao fogo.
Ácido Clorídrico
Sinônimo: Ácido muriático.
Perigos mais importantes: Pode causar queimaduras graves na pele, olhos e mucosas, o vapor é irritante
Efeitos do produto: A inalação causa irritação severa nas vias respiratórias, pode causar edema
pulmonar. O contato prolongado do ácido leva ao dano visual até a perda da visão. Se ingerido, pode causar queimaduras no sistema digestivo.
Medidas de primeiros-socorros: Remover a pessoa da área contaminada. Se estiver inconsciente, não dar nada para beber, levar a pessoa a ambiente ventilado, colocar em fonte de água limpa, beber líquido para diluir a substância. Retirar as roupas e calçados contaminados. Encaminhar a pessoa para atendimento médico.
Perigos específicos: Gases tóxicos ou corrosivos podem ser formados.
Proteção dos bombeiros: Fazer uso da proteção respiratória com filtro contra gases ácidos ou equipamentos autônomos, luvas em PVC, calçados de borracha e óculos de
segurança.
Ácido Muriático |
Hipoclorito de Sódio
Sinônimo: Clorox; água Sanitária; água de Javel; água de lavadeira.
Perigos mais importantes: Produto corrosivo.
Efeitos do produto: ingestão pode causar queimaduras no sistema digestório, dores e úlceras. Nos olhos causa ressecamento, conjuntivite química e úlcera na córnea. Na pele pode causar destruição dos tecidos. Se inalado pode causar edema pulmonar e depressão do sistema nervoso central.
Medidas de primeiros-socorros: Se inalado, levar para local arejado. Contato com a pele exige lavagem com água fria. Nos olhos, lavar com água corrente. Se ingerido, administrar antiácidos específicos. Encaminar ao médico.
Perigos específicos: Contato com ácido gera reações violentas com produção de gás Cloro. Contato com produtos orgânicos ou agentes redutores, pode gerar incêndio, cujo combate deve ser feito com água em forma de neblina. Os recipientes expostos ao calor de incêndio devem ser resfriados.
Proteção dos bombeiros: Utilizar equipamentos de proteção respiratória autônomo, com pressão positiva, e vestimenta de proteção total.
Cloro
Sinônimo: Cloro Gás
Perigos mais importantes:Pode causar pneumonia química e morte em altas concentrações, causa severa irritação das vias respiratórias, pode queimar a pele e os olhos, reage explosivamente com produtos orgânicos . A inalação do cloro pode causar lesões brônquicas, a permanência prolongada em áreas contaminadas ocasionar edema pulmonar agudo.
Medidas de primeiros-socorros: Remover a pessoa da área contaminada, as peças de roupas e calçados devem ser removidos e as partes do corpo atingidas lavadas abundantemente com água . Procurar socorro médico.
Ácido Sulfúrico
Sinônimo: Óleo de Vitrol, Ácido Babcock, Ácido Sulfúrico.
Perigos mais importantes: Corrosivo. Líquido e poeira causam severas queimaduras em todo o corpo. Risco de câncer.
Medidas de primeiros-socorros: Se inalado, levar o acidentado a local fresco, em contato com a pele ou olhos lavar imediatamente a área contaminada com água corrente. Se inalado, administrar água e não provocar vômito. Procure um médico imediatamente.
Medidas para eliminar o fogo: Utilize químicos secos, espuma ou dióxido de carbono. Não utilize água no material. Extintores de água podem ser utilizados para manter frios containers expostos ao fogo.
Informações adicionais: Na ocorrência de fogo, use roupas de proteção total e respiradores.
Ácido sulfúrico é corrosivo. |
Formaldeído estabilizado
Sinônimo: Formol, formalina, aldeído fórmico.
Perigos mais importantes: Produto tóxico por inalação, ingestão e contato com a pele. Produto corrosivo.
Efeitos do produto: Causa vômitos hemorrágicos se ingerido, dor abdominal, danos aos rins. Nos olhos causa conjuntivite. Na pele pode causar hipersensibilidade e risco de edema alérgico. Se inalado, queima as mucosas.
Perigos específicos: Líquido corrosivo.
Medidas de primeiros-socorros: Levar a vítima para local arejado se inalado, lavar com água e sabão se houver contato com a pele, nos olhos lavar em água corrente. Se ingerido não induzir vômito. Procurar atendimento médico
Perigos específicos: Sob aquecimento elimina gases perigosos.
Proteção dos bombeiros: Usar EPI’s apropriados e respiradores de proteção facial e operar com pressão positiva.
Amônia
Sinônimo: Gás amônia, espírito de Hartshorn
Perigos mais importantes: É um gás a temperatura e pressão normais, mas pode causar queimaduras químicas na boca, garganta, esôfago e estômago.
Efeitos do produto: Na pele causa vermelhidão, tumefação e ulceração da pele. Exposição ao gás pode causar queimaduras químicas. Se inalado, pode causar saliva espumante e rósea e edema pulmonar. Nos olhos tumefação da conjuntiva, catarata e glaucoma, lesões na córnea.
Medidas de primeiros-socorros: Lavar imediatamente a pele ou olhos com água corrente. Descarte as roupas e sapatos. Se inalado administrar oxigênio ou reanimar com respiração boca a boca. Se ingerido, administrar leite ou água e não induzir vômito. Procurar médico
Perigos específicos: Líquido corrosivo e gás sob pressão. Pode pegar fogo
Procedimentos especiais de combate ao fogo: Evacue todo o pessoal da área de risco. Não se aproxime da área sem máscara autônoma e roupa de proteção. Imediatamente resfrie os recipientes com jatos de água, observando uma distância máxima e tomando cuidado para não extinguir as chamas.
Metanol
Sinônimo: Álcool metílico; álcool de madeira; carbinol; monohidroximetano; espírito colonial; metil carbinol.
Perigos mais importantes: Inflamável e tóxico.
Efeitos do produto: Se ingerido, pode causar náuseas, dores abdominais e de cabeça, sensibilidade à luz e até mesmo cegueira. Nos olhos causam irritação, lacrimejamento e queimaduras. Se inalado sonolência, náuseas, vertigens, cefaléias, narcotismo, depressão do SNC, perda de consciência, perturbações digestivas e visuais e morte
Perigos específicos: Liberação de CO, CO2 e possível gás de formol.
Proteção dos bombeiros: Usar máscara autônoma, panorâmica, com pressão positiva ou uma linha de ar. Usar vestuário de proteção adequado.
Bibliografia: Bandeirande Brazmo, Química, White Martins, Inmetro
Nenhum comentário:
Postar um comentário